1 de novembro de 2007

Dia dos Esquisitos

A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
A Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Todos os Santos (1 de novembro) e o Dia de Finados (2 de novembro).
A Governo Lula argumentou que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado. Para tanto, criou-se , em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).
=> Tudo isso para contar que ontem a noite, estava devidamente relaxada em casa quando ouço a campainha. Estranho, sendo um apartamento e sem esperar alguém, mas para minha surpresa quando abri a porta, fico diante de 5 filhotes de vizinhos, devidamente fantasiados de monstrinhos e bruxos (nem precisavam...), com sacolinhas na mão, gritando: - Treats or Tricks !! (numa pronúncia daquelas...), e, vendo esta pessoa que vos escreve sem reação, alertaram-me "Doces ou Travessuras, TIA"????.
Poutz, lembrei que era Halloween, mas isso não é coisa de filme? Dei um BIS pra cada um, e ainda reclamaram...
Enfim, era isso ou dar de cara com um saci, afro-descendente portador de deficiências especiais, na madrugada com aquele cachimbo... Aliás, eu nunca entendi direito a história do Saci, aí por curiosidade pesquisei, e vejam só, tenho mais medo dele do que das bruxas...
-------------
"Pior seria se pior fosse" (Nelson Mandela)

5 comentários:

  1. Nossa!! "Que cafeína é essa, nego??" ( com bastante sotaque baiano)
    5 filhotes de vizinho é foda!
    hahahahahahaa...
    Tô rindo muito.

    Saci...Bruxa...Tenha mais medo desses filhotes ai
    iuahauihauihauiahuiahua

    bjuu

    ResponderExcluir
  2. Pior é se no dia de finados aparecer algum zumbi por aí...

    ResponderExcluir
  3. Eu desconheço completamente essas festinhas e suas histórias, sabe! Aliás, desconhecia. Eu acho a história do dia dos esquisitos mto mais agradável do que a história do sacizinho!

    Nenhum preconceito com a cultura brasileira. Que aliás é feita de uma mistureba loka de N culturas, mas o povo esquece, o povo esquece...

    E meu... se eles reclamaram do BIS, no próximo ano se prepare! Dá um doce batizado pra eles! Hahahahahahahahahahahahahahahahaha

    ['tia' é foda!]
    [[meu espaço: www.coletivodeideias.blogspot.com]]

    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. o proximo passo do pais eh soltar touros no meio da rua para as pessoas fugiram

    ResponderExcluir

Senta aí, aceita um café e comenta o que achou. A política dos comentários é simples: Todos aceitos salvo caso fortuito ou força maior, isto é, minha vontade. Caso prefira, temos também nosso link para CONTATO lá em cima.
;-)

Seguidores