9 de janeiro de 2008

Dr. Bacteria e a neurose de cada dia!


Quer uma pessoa que deixa qualquer um de nós neuróticos? Este é o Dr. Bactéria! Aquele cara lá do quadro do Fantástico que eu nunca assisti mas sei que existe.

Descobri que o Dr. tem um blog e a cada post deixa seus leitores mais nojentos e apavorados. Separo aqui algumas das suas respostas (e para não perder a piada infame de dizer: suas não, dele!), para todos nós nos sentirmos nojentos e desnecessários para este mundo!

Unhas Compridas.

Muitas pessoas encaram as unhas compridas como verdadeiros símbolos de feminilidade. Olhando pelo prisma de higiene, principalmente em profissionais ligadas às áreas de saúde (enfermeiras, laboratoristas, médicas, entre outras) e às áreas de produção de alimentos, elas são focos reais de contaminação por microrganismos.

Sob as unhas compridas podem viver várias classes de microrganismos, como bactérias, fungos, vírus, protozoários e ovos de vermes, que podem causar até a tão temida cisticercose cerebral.

Lamber o Dedo pra virar a página?

Em primeiro lugar a língua não foi feita para esta finalidade e nem para molhar selos de cartas. Os livros podem apresentar vários tipos de esporos de fungos, inclusive causadores de micoses como candidíase e micoses profundas extremamente graves como aspergilose, por exemplo.

A presença de ácaros e suas fezes também representar um verdadeiro atentado contra a boa higiene. A poeira formada sobretudo por pele humana (cerca de 80%), ao ser ingerida pode lhe dar uma configuração meio antropófoga (arghghgh!). Isso sem falar no que a ausência de práticas de lavagem das mãos podem acarretar.

Cachorro quente e Salsichão

Perigo: presença da bactéria Listeria monocytogenes.
Conseqüências: pode causar aborto ou, 8 a 12 horas após a ingestão, levar a diarréia e cólicas abdominais fortes por 24 horas.
Erros: consumir a salsicha crua ou com maionese caseira.
Prevenção: cozinhe bem a salsicha. Deixe-a totalmente imersa na água, que deve estar soltando vapor (acima de 60ºC). A maionese consumida deve ser industrializada. O molho deve estar bem quente.

Churrasquinho

Perigo: presença da bactéria Escherichia coli.
Conseqüências: após 8 a 12 horas podem surgir diarréia e cólicas abdominais fortes por 24 horas.
Erros: consumir a carne mal passada ou deixá-la mal refrigerada.
Prevenção: prefira o churrasquinho feito na hora e bem passado. Deve-se evitar passar o churrasquinho na farinha, que pode ter sido contaminada ao ser manipulada. A carne crua deve ficar armazenada em caixa térmica com gelo ou refrigerada.

Canudos, copos, pratos e talheres descartáveis

Perigo: presença de microrganismos patogênicos provenientes da saliva.
Conseqüências: herpes labial, candidíase bucal, cárie, inícios de processos de gastrite e/ou úlcera e outras doenças transmissíveis pelo contato.
Erros: reutilização e uso de produtos mal armazenados.
Prevenção: após o uso, os utensílios devem ser destruídos para evitar a sua reutilização.

Fones de ouvido ?

Sem dúvida, os fones de ouvido podem trazer alguns problemas para sua saúde, que vão além da dor de cabeça causada por uma música ruim. Podem transportar microrganismos, como bactérias (Staphylococcus, Streptococcus) causadoras de doenças com pus (laringite e faringite, entre outras).

Há também risco de fungos (dermatófitos e outros causadores de micoses) e doenças por vírus. A limpeza deve ser efetuada com algodão e haste de algodão embebidos em álcool isopropílico.

Teclados, mouses e monitores?

Sim, teclados, mouses e monitores podem abrigar microorganismos como o vírus da gripe e o Staphylococcus aureus, que causa diversas infecções, por mais de 24 horas. Para limpar, é preciso passar pelo menos uma vez por semana um jateador de ar próprio para isso. Na falta, dá para usar um secador de cabelo. Depois, é preciso passar álcool isopropílico com um algodão e cotonete.

Sexo oral?

Sim, há riscos! E são de dois tipos: por microorganismos que não causam doenças (os não-patogênicos) e por microorganismos que causam doenças (os patogênicos). Uma boca possui cerca de 2 bilhões de microrganismos por gota de saliva. Uma gota de suco genital possui cerca de 500 mil microrganismos.

Entre os principais, o mais perigoso e o de maior importância atualmente é o HIV. É possível ainda pegar facilmente outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como sífilis, herpes e gonorréia. Durante o período menstrual os níveis de risco aumentam, pois as células que contêm o HIV são expelidas pelo colo e, por isso, são mais facilmente encontradas nos fluidos vaginais juntamente com o sangue.

Escovas de dentes?

Geralmente as escovas de dentes apresentam a mesma flora microbiana da boca do usuário e podem conter diferentes tipos de bactérias provenientes da cavidade bucal ou do meio ambiente, como Streptococcus mutans (um dos possíveis causadores de cárie), leveduras, vírus e até mesmo parasitas intestinais.

E aí, estão se sentindo super bem? Pois é, eu também...

15 comentários:

  1. vai vendo os nomes dos monstrinhos invisíveis:
    aspergilose
    Listeria monocytogenes.
    Escherichia coli.
    Staphylococcus, Streptococcus
    Staphylococcus aureus,
    Streptococcus mutans


    AGORA ALGUEM ME RESPONDE COMO É QUE TÔ VIVA?
    só como salsicha crua, churrasco bem sangrento, nunca limpei meu mouse e muito menos os fones.
    Mas juro que fiquei apavorada com esse lance de saliva.....

    ResponderExcluir
  2. Ô...
    Super bem.
    Vou ao banheiro e já volto..
    Ahuahauahauahau.

    ResponderExcluir
  3. Esse Dr Bacteria tem o apelido que merece, o cara eh chato que nem uma ameba.

    ResponderExcluir
  4. Gravidez indesejada ??
    Um santo remédio: cachorro-quente !!

    ResponderExcluir
  5. nao bebe, nao coma, nao trepe, nao escove os dentes,

    ResponderExcluir
  6. E o caixão tem quantas bacterias..
    Só a morte, né?
    ¬¬

    beiijos meninass!!
    =****

    ResponderExcluir
  7. Vamos para marte, saturno ou plutão... dizem que as bactérias de lá não "comem" carne humana. abraços

    ResponderExcluir
  8. Ah, esse cara é um pentelho.

    Conviver com ele deve ser a pior coisa que existe.

    Imagina tu ir tomar um café da manhã e ele te xingar pq tu lambeu a colher do açúcar!

    Tá loco.

    ResponderExcluir
  9. aff.. nem ligo sabe qts bacterias, microrganismos, virus.. enfim.. essas coisas todas tem no ar? vamos parar de respirar? uhauahuhauha
    tenho medo de ficar doente nao..nem de morrer...
    pra morrer basta ta vivo :x uhaauhauh

    ResponderExcluir
  10. Vâmos todos viver cada um em uma bolha ! Tipo o Jimmy Bolha mesmo...ahuahuahaua !

    ResponderExcluir
  11. Isso lembra aquela piada do cara que foi ao médico:

    - Doutor, eu queria viver até os 90 anos, será que eu consigo?
    - O senhor bebe?
    - Nunca... nem socialmente.
    - O senhor fuma?
    - Não, senhor!
    -O senhor pratica sexo com muitas pessoas?
    - Só com minha esposa e, mesmo assim, de vez em quando.
    - Quer viver até os 90 pra fazer o quê, então???


    Melhor morrer logo, né?

    ResponderExcluir
  12. Você poderia tipo me explicar o que é álcool isopropílico e aonde eu posso encontrar isso??? Pois agora estou deveras preocupada com a limpeza do meu teclado...

    ResponderExcluir
  13. Gente, acreditem, eu sou muito pior do que ele:
    Passo algodão embebido em álcool em todas as embalagens do supermercado;
    lavo todas as minhas roupas com água fervente;para pegar algo que caiu no chão, coloco luvas descartáveis, pois no chão pode ter resíduos de xixi, fezes, etc. Se pingar água no meu cabelo de algum ar condicionado instalado na parte externa de algum prédio, lavo o cabelo com água super quente, pois a água do ar condicionado não é limpa. Quando chego em casa, lavo as mãos com água sanitária pura, pois peguei no dinheiro, no corrimão do trem, etc.

    ResponderExcluir

Senta aí, aceita um café e comenta o que achou. A política dos comentários é simples: Todos aceitos salvo caso fortuito ou força maior, isto é, minha vontade. Caso prefira, temos também nosso link para CONTATO lá em cima.
;-)

Seguidores