23 de janeiro de 2008

Reescrevendo...

Entrevistas?? O que não me falta é diploma neste quesito...

Só quem já passou por uma Empresa de RH que sabe exatamente o significado da palavra ócio. Falo com propriedade sobre o tema, sou phd em entrevistas, aliás, comprei o diploma de PHD, afinal eu não passei em nenhuma delas.

Logo de entrada você é recebido por uma mocinha estagiária, uma pseudo-psicóloga que lhe manda sentar, as mais loiras e sem graças ainda te aconselham: "Fica calma tá?"..."Sim fofa, eu quase nem to precisando desse emprego mesmo..."

O Processo geralmente é o mesmo: mandam você desenhar figuras representativas (pra eles...não pra vc...aliás até hoje você não entendeu por que teve que desenhar uma árvore num papel sulfite e muito menos soube responder o nome da infeliz da planta). Perguntam fatos marcantes da sua longa vida, expõem sua mínimas chances de conseguir a vaga e diz que todos os seus 35 concorrentes estão anos luz a sua frente (nisso logo você imagina: "Porra...será que minha árvore ficou torta?" ou "Po...os caras desenham pacaraio hein?").

Outra coisa: desenhar 1 animal, ah queridos...neste momento nada mais passou na minha cabeça redonda senão desenhar uma barata ou uma Galinha...não sei...foram tantas dúvidas que nada melhor do que um cachorro, aliás, se eu não tivesse colocado legendas, nunca descobririam que aquilo lá era um cão.

Enfim, depois deste teste artístico para uma vaga no jurídico (???), entendo que não será necessário dizer que saí de lá com a esperança no dedo do pé, sem saber por que não passei e se passasse, não saberia o por quê da mesma forma.

Contados, deve ser uns 8 processos seletivos que realizei. Este foi só o primeiro, desde então, pensei em abandonar a carreira para aulas de desenho...

Essa semana tenho mais uma vez a tentativa de passar num exame. E claro, mal consigo dormir. E essa insônia não se deve só a minha ansiedade, que deve ter vindo junto ao meu código genético. Deve-se também, àlgumas dúvidas que apareceram na minha vida ao longo destes 6 ou 7 anos de preparação.

Desde meus 15 anos, venho fazendo orientações vocacionais que sempre são direcionadas e parecem enquetes de revista Capricho. Desde quando, a psicologia é aplicada quando lhe dão uma pergunta ridícula do tipo:

- "Você prefere ler um livro ou fazer uma equação de 2grau"?
-"Você prefere saber da história do seu país ou operar uma máquina numa produção"?

E seguindo estas orientações ridículas cheguei a uma profissão que no mínimo seria o bom senso das respostas, e não, não gosto de equações.

Gosto de ler, escrever, aprender, interagir profissionalmente, resolver problemas e ouvir pessoas...e alguém me diga que posso colocar isso num currículo?

Qualificações são certificados, pois então, vamos em busca deles...seja lá aonde for. Afinal, se poucas coisas deram certo até então, algo de bom deve estar reservado para mim, em algum tempo. Só espero que não demore, porque minha ansia de vencer é maior e mais importante do que qualquer emprego que me faça combinar os sapatos com a bolsa (tarefa árdua para alguém pouco interessada...).

E vencer inclui superar meus limites, acreditar que existem pessoas interessantes, aprender línguas de outras culturas, conhecer o que afeta as pessoas e parar, um dia, de escrever textos como este, estilo "auto-ajuda", que abomino!!!!!!

ósculos e amplexos...

5 comentários:

  1. Oi.
    Primeira vez aki.
    Já gostei.
    Se me permitem vou ler os outros posts.
    Com calma claro, não dá pra ler tudo numa só vez.
    Parabens pelo blog.

    Beijinhus

    ResponderExcluir
  2. é...
    já passei por essa de ter que desenhar. conclusão: um NÃO bem grandão. =P

    eu desisti de entender como essas seleções acontecem! tenho raiva de psicólogos! argh!

    bjs!

    ResponderExcluir
  3. Eu já tomei pâââânico de estagiárias loiras sem graças de RH !!

    ResponderExcluir
  4. Esses testes são chatos, divertido mesmo são dinâmicas de grupos, principalmente quando voce liga o dane-se. Aí é só risada, parece um big bródi, cada um tentando aparecer mais que o outro.

    ResponderExcluir
  5. Me manda seu endereço que vou te mandar minhas apostilas de desenho, tá?

    ResponderExcluir

Senta aí, aceita um café e comenta o que achou. A política dos comentários é simples: Todos aceitos salvo caso fortuito ou força maior, isto é, minha vontade. Caso prefira, temos também nosso link para CONTATO lá em cima.
;-)

Seguidores