3 de fevereiro de 2008

Carnaval = Ressaca


(in)Utilidade pública.

Bebeu muita cerveja Malta ou Crystal? Misturou Velho Barreiro Gold com limão? Bem, bora lá cuidar da alma, porque o corpo já era irmãos!

Ritual do Esponja

Antes
- Alimentar-se com opções saudáveis, como uma massa leve, sanduíche com queijo branco ou sanduíches com mussarela e presunto com verduras e sem maionese.
- Beber muita água.
- Não utilizar remédios que evitam a ressaca pois são apenas paliativos. O dano causado pelo álcool ao estômago é feito de qualquer forma.

Durante
- Ingerir bastante água ou água de coco geladas, que quebram os efeitos da bebida no organismo.
- Sucos também são recomendados.
- Não deixar de se alimentar durante a bebedeira. Consumir alimentos como um salgado assado ou barras de cereais.
- Evi
tar frituras e optar por alimentos grelhados ou cozidos.

Depois
- Evitar técnicas antigas e mitos ultrapassados, como tomar refrigerante ou café, ou uma du
cha de água fria (não se usa mais o choque térmico, que pode causar convulsão).
- Tomar um banho m
orno ou frio para acordar.
- Beber muita água.
- Para quem tem pressão alta, ingerir bolachas integrais salgadas.

- No dia seguinte, fazer uma refeição leve e evitar doces. O açúcar pode dar sensação de mal-estar.

Misturar bebidas aumenta o estrago?
Misturar drinks diferentes não piora a sua ressaca. O que importa é a quantidade de álcool que você ingeriu. O que acontece muitas vezes é que ao misturarem bebidas de teor alcóolico diferentes, as pessoas perdem a noção do quanto estão bebendo.

Ressaca de vinho é a pior de todas?
Não. As bebidas com teor alcoólico mais alto-destilados (uísque, vodca, pinga) são as que provocam maior estrago. Elas são absorvidas mais rapidamente pelo corpo. Por dedução lógica, os fermentados (vinho, cerveja) fazem menos mal, certo? Cuidado: tudo gira em torno da quantidade.

"O jeito é curar uma ressaca com outra"
Essa história de que ressaca se cura com mais álcool é lenda. De fato, alguns sintomas podem melhorar. A mecanismo se assemelha a abstinência de drogas, e o organismo sente falta de determinadas químicas. Biologicamente, este truque o fará sentir-se bem por um pequeno período. Entretanto, ele não pode ser recomendado, pois este nível de álcool sanguíneo mais elevado terá que ser diminuído eventualmente, em algum momento. Além disso é um hábito que pode muito facilmente conduzir ao alcoolismo e agravando ainda mais os enjôos.

A salvação da água
Ingerir água enquanto ingere bebidas alcóolicas reduz as chances de uma ressaca. Já reparou que os apreciadores de vinho sempre têm um taça de água para acompanhar?

Cataratas do Iguaçu
O álcool têm ação diurética por isso a freqüência das visitas ao banheiro aumentam tanto. Ele inibe a produção de um hormônio que controla a produção de urina. Isso também explica sensação de boca seca e sede do dia seguinte: a eliminação de líquido mais rápida do que o normal piora a desidratação.

Quem fuma enquanto enche o caneco vai ter uma ressaca mais branda?Pelo contrário: o álcool e o fumo formam uma dobradinha mais perigosa do que Caniggia e Maradona na Copa de 90. Quanto mais nicotina, menos oxigênio no sangue e mais rápido se dá o processo de intoxicação.

Cá entre nós, a receitinha da vovó é Chá de Boldo, 1 Gatorade, 2 Cibalenas e um prato de salada imenso, nesta ordem. Não que eu saiba o que é ressaca, magina, mas sabe como é, ouvi falar...

Em som de samba-enredo: "Beijo puceis, be-i-jo pu-ceis, láláláiá..." (alguém me faz acordar só na Páscoa, por favor?)

4 comentários:

  1. Calma colega...Tá acabando a folia...Só mais 2 dias...aí a gente entra na Quaresma ! rsrs

    ResponderExcluir
  2. Calma, já tá terminando. Faz como eu, aproveita e vai ver uns filmes ou séries. Lost recomeçou =D

    ResponderExcluir
  3. nossa, se eu conseguisse ler algo com a ressaca q eu to, seguiria as dicas :P

    ResponderExcluir
  4. na realidade a maior parte dos reais apreciadores de vinho toma água para eliminar o gosto da boca... assim se pode apreciar melhor... normalmente é uma técnica utilizada somente por degustadores, pois eles provam diversos vinhos.

    ResponderExcluir

Senta aí, aceita um café e comenta o que achou. A política dos comentários é simples: Todos aceitos salvo caso fortuito ou força maior, isto é, minha vontade. Caso prefira, temos também nosso link para CONTATO lá em cima.
;-)

Seguidores