15 de fevereiro de 2008

O que é um Meme?

A grande maioria dos "blogueiros" já recebeu um meme de algum parceiro. Muitos não entenderam ou repassaram sem entender mesmo. Ficou pré-estabelecido que meme seria uma corrente entre a blogosfera para fazer "amigos, influenciar pessoas e ser famoso". Seria "meme" de memória? De meme linka? De memeu Deus?


foto: R. Dawkins

Após horas de estudo e discussões com um grupo de inteligência artificial terminei minha tese. Pois bem, segundo eu mesma, de onde veio o termo "meme":

Meme, originário do grego mimeme (imitação), foi reduzido a duas sílabas para rimar com gene. Isso, pela obra do zoólogo e reducionista Richard Dawkins, da Universidade de Oxford, considerada um best seller da divulgação científica, publicada em 1976, com o título “O Gene Egoísta”.

Segundo Dawkins, o "meme" é a contrapartida cultural do gene, uma unidade de informação que passa de pessoa para pessoa, de geração a geração, por meios que não são genéticos, mas por imitação. Os blogs adotaram o neologismo como um dos fundamentos de comunicação entre eles. Se temos no gene uma unidade de informação biológica, no “meme” teríamos uma unidade equivalente no campo cultural.

Isto é, a proposta inicial era trocar informações e todos se comunicarem pela rede. Porém, no nosso mundo capitalista, a proposta básica se fez a geração de links e pageranks.

Tentando traduzir em palavras simples e práticas, chego a conclusão que "meme" é uma unidade de pensamento, é uma idéia entre as idéias, uma ação dentre as ações, é o singular dentre o plural (analogia feita pelo livro com gene, por ser 1 gene dentro da genética). Sendo que, como toda unidade, só se faz sentido quando alinhavada à outras, tornando-se uma grande rede (li até sobre vírus-memético dentro de nossas mentes, ui).

Por isso, memes fazem sentido e devem servir como uma troca de conhecimentos, informações e idéias. Um meme é o gene cultural que podemos repassar. Uma herança, um toque, uma gota do saber. Claro, os que realmente se propõem a isso...Ah tá, Cafeína e daí? Ué, o povo não queria saber what´s porra is meme? Taí minha versão...

Lembro que há algumas semanas eu comentei com alguém que faria um blog só de memes. Arriscando até a dizer que seria mais visitado e comentando do que este. Mas como toda idéia genial que tenho, fui procurar no Google e alguém já fez isso, o famoso blogueiro Carlos Cardoso. Pois é, mais uma vez fico só feliz por ter tido a mesma idéia de alguém que deu certo...

Sim, eu peguei coisas aqui, aqui, aqui e muito aqui. Mas o que é um meme senão repassar idéias? Considero este post o meu meme...

9 comentários:

  1. E só complementando, pra vc ver como essa coisa de meme não é recente, eu lembro de uma reportagem da Superinteressante de 2003 sobre memes.

    O bom é que agora o arquivo histórico da Super é aberto, daí dá pra ler a reportagem: http://super.abril.com.br/superarquivo/2003/conteudo_123980.shtml

    ResponderExcluir
  2. "Meme" não seria simplesmente o diminutivo brasileiro para "memorandum", ou seja: um texto informativo a destino de colegas de trabalho - a princípio?

    Sei la... de qualquer jeito nunca ouvi falar de meme e odeio correntes...

    Beijos,
    Matt.

    ResponderExcluir
  3. Aonde fica a sílaba tônica de "meme"??? pq se é pra rimar com 'gene', então eu tô falando errado há séculos!

    E eu continuo achando que 'meme' nada mais é do que uma corrente bloguística. Diferente das correntes emailísticas, que em geral se vc não repassar poderá morrer em cinco minutos!

    ResponderExcluir
  4. Goxtei foi dos links ali em cima. Vou exigir uma % em bebidas alcoólicas. Meus parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre quis saber que diacho era um "meme"...

    Vou me contentar com tua explicaçao rs (e com a do Mattew logo acima).

    Ah.. só agora vi que o bebendo ficou sem o café, "bebendo fumaça" (de café?). Gostei! Tá tudo muito bom por aqui.

    Beijo.
    Inté!

    ResponderExcluir
  6. vc e suas idéias hein!
    não quero ser mal mas.......não deu certo de volta? hahahha

    ResponderExcluir
  7. Hahahahahaha ! Meo, nem que eu tivesse tempo eu iria fazer uma pesquisa dessa ! kkkkkk

    Mas parabéns ! Muitas das minhas dúvidas foram sanadas !!

    BjuTchau !!

    ResponderExcluir
  8. É por estas e por outras que vir aqui me fez mais inteligente.

    Bjs,




    Texto de hoje: AmiZadE...

    Visite e Comente... http://oavessodavida.blogspot.com/

    O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

    ResponderExcluir
  9. Huheuheuehe nem sabia o que era Meme, já ouvi falar sobre, mas nem sabia, valeu pela pesquisa ae (eu pensava que um meme era tipo um monstro :O)

    Entrem no meu blog:
    http://inthedarkgames.blogspot.com

    ResponderExcluir

Senta aí, aceita um café e comenta o que achou. A política dos comentários é simples: Todos aceitos salvo caso fortuito ou força maior, isto é, minha vontade. Caso prefira, temos também nosso link para CONTATO lá em cima.
;-)

Seguidores