15 de fevereiro de 2008

Por que o teclado não está em ordem alfabética?

A aparente confusão na distribuição das letras em um teclado pode dar a entender que a disposição das teclas é meramente aleatória. Entretanto, a origem da configuração de letras utilizada até hoje em 99% dos teclados data do século retrasado, e foi desenvolvido para resolver problemas mecânicos nos primeiros protótipos de máquinas de escrever.

De acordo com o pesquisador Darryl Rehr, autor do livro A Primeira Máquina de Escrever, o responsável pela configuração foi Christopher Sholes, um inventor americano considerado um dos pais da máquina de escrever. Entretanto o aparelho apresentava um problema no acionamento simultâneo de certas teclas e fazia o mecanismo travar a máquina de escrever.

Muitos anos depois, James Densmore, um parceiro comercial de Sholes, apresentou uma idéia de configuração que poderia solucionar o problema. Sholes então aperfeiçoou a idéia de Densmore e assim nasceu o teclado conhecido com QWERTY. O nome vem da disposição das primeiras seis teclas.

O próprio nome da configuração chegou a gerar uma lenda urbana sobre a identidade do inventor. Dizia-se que ela havia sido inventada por um certo Qwerty Uiop. Esse nome, entretanto, nada mais é do que a disposição da primeira fila alfabética do teclado criado por Sholes.

Mais recentemente, com a popularização dos computadores, e sem o problema mecânico que afetava as máquinas de escrever, outras configurações foram adotadas, mas não se tornaram populares. É o caso do padrão chamado Dvorak, criado por August Dvorak e William Dealey em 1936. Na França e na Bélgica, alguns notebooks e teclados são construídos com uma outra configuração, chamada AZERTY.

Você sabia? Eu não.

E como imaginar uma disposição diferente agora nos teclados? Voltaremos aos cursinhos de datilografia, digo, digitação (não, eu NÃO FALEI datilografia, desconsiderem....rs).

9 comentários:

  1. Continuo não entendo a configuração dos teclados... HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!

    Mas tudo bem, valeu a intenção.

    By the way, quando jovem, eu tinha inveja dos meus irmãos pq todos eles fizeram curso de datilografia e eu não... Ironia das ironias, hoje em dia eu digito mais rápido do que eles!

    ResponderExcluir
  2. Doido mas interessante. Se fosse eu colocava as teclinhas no abcde... mais fácil. E eu fiz sim o curso de datilografia, como você (rs-não xinga). []s

    ResponderExcluir
  3. tentei fazer um curso de datilografia, mas num deu certo....

    ResponderExcluir
  4. hauhauahuahauahau

    eu já tive uma máquina de datilografar, eu quase comecei a fazer um curso tbm. hahahaha.

    ResponderExcluir
  5. O barulho de uma máquina de escrever é muito bom. Principalmente quando você digita rápido. ^_____^
    Momento cultural arquivado.

    ResponderExcluir
  6. Bebendo tb é cultura [n] !!

    rsrs

    BjuTchau !

    ResponderExcluir
  7. Hahah
    Vc é do tempo da datilografia... logo sua idade é...

    Estou brincando rs, eu li "digitaçao".

    O foda é que em cada canto que eu vou a configuraçao é um pouquinho diferente, daí ficam faltando acentos e letras. Tem seu lado bom, meus erros sao desculpáveis rs.

    Valeu, eu nao sabia mesmo dessa.

    ResponderExcluir
  8. hey, eu acho que lah em casa ainda tem a velha maquina de escrever "portatil". Vinha com uma tampa que formava uma maletinha, e vc podia carregar aquele peso todo em todo lugar que quisesse, e nem precisava de bateria... aquilo sim que era modernidade =P

    ResponderExcluir
  9. eu já sabia disso...

    =D

    mas pq eu já estudei isso, como manda o curso...

    Quando se digitava rápido demais na máquina de escrever ela travava, por isso o teclado dela foi criado pra que não se digitasse rápido.
    Então pra que diabos fazer curso de datilografia e colocar que escreve 300 palavras por minuto?? Melhor escrever 10 sem travar...

    ResponderExcluir

Senta aí, aceita um café e comenta o que achou. A política dos comentários é simples: Todos aceitos salvo caso fortuito ou força maior, isto é, minha vontade. Caso prefira, temos também nosso link para CONTATO lá em cima.
;-)

Seguidores