1 de fevereiro de 2008

Viradouro e o Holocausto


Pois bem, vetaram os projetos da Viradouro.

Com o tema - Holocausto - a escola de samba carioca foi proibida de entrar na avenida com um carro que teria uma representação do ditador nazista Adolf Hitler como destaque, em cima da pilha de corpos nus e esqueléticos.


Ok, o Brasil é patético.


Somos um povo que samba em cima de corpos de plástico e faz alguém vestido de Hitler acenar para o público e mandar beijinhos. Mas, seremos sensatos, se a tema da escola é O HOLOCAUSTO, não há como contar sem o assunto principal: O Nazismo e os judeus
(deixando claro que não foram só os judeus as vítimas dessa tragédia).

Assim que a escola propôs o tema e este foi aceito (seiláporquem), esperavam o quê do desfile? O Henri Sobel de gravata mandando beijo pro público? O Schumacher com uma plaquinha Ich bin Mutter in Globo?

Se há algo a ser vetado que seja o tema em si e não um carro ou uma alegoria qualquer. E não, eu não sou a favor da censura. Sou a favor do bom senso. Eu não faria samba com algo assim, mas não proibiria de fazer, entendem? Isso é liberdade de expressão e não podemos cair na armadilha de moralismo hipócrita justificando certas proibições e classificações etárias na Tv (que já é outro assunto, mas está dentro da idéia...)

Confesso que fiquei chocada quando vi o carro da Viradouro pela TV. Talvez até por não gostar de carnaval me chocaria ver Hitler acenando na Sapucaí. Entretanto, pelo que sei, o desfile é um documentário, e como o mesmo deve ser fiel ao assunto. E o assunto é tragédia? Tragédia terás...

Enfim, também fico chocada com o noticiário noturno e ninguém o proibe.

6 comentários:

  1. amei tudo o que foi escrito nesse post...
    Você está se saindo uma BELA, jornalista/articulista.
    beijo

    ResponderExcluir
  2. clap! clap! clap!

    Café, já pensou em fazer uns freela de articulista/comentarista? Vc tá escrevendo cada vez melhor.

    =*

    ResponderExcluir
  3. Café,
    Eu vi as fotos nos jornais hoje.Fiquei chocado.Logo imaginei um monte de mulatas bundudas sambando em cima dos cadáveres.Sou contra a censura sim. Mas acho que tambem faltou um pouco de bom senso aos carnavalescos.Tanto que eles concordaram com a proibição e não recorreraram.E vamos torcer pra Gaviões errar muito hoje.
    Bom Carnaval.

    ResponderExcluir
  4. Boa, Café !!
    Para ter liberdade é preciso antes bom senso !!

    ResponderExcluir
  5. Eu tô tão por dentro das notícias carnavalísticas que nem fiquei sabendo desse bafáfá aí....

    ResponderExcluir
  6. eu tbm fico chocada com as novelas, e ninguém proíbe nada.

    ResponderExcluir

Senta aí, aceita um café e comenta o que achou. A política dos comentários é simples: Todos aceitos salvo caso fortuito ou força maior, isto é, minha vontade. Caso prefira, temos também nosso link para CONTATO lá em cima.
;-)

Seguidores