9 de abril de 2009

A Chave - Como apresentar um projeto para ser aprovado.


Bem amigos do Bebendo. Estamos em mais um sábado especial de coluna A Chave. Desta vez, quem nos manda o texto é o leitor Fabio Loiola. Palestrante, ele nos enviou para publicação seu texto sobre apresentação de projetos. Obrigada Fabio!

Como apresentar um projeto para ser aprovado.

Hoje falaremos sobre como devemos apresentar um projeto para ser aprovado, estas dicas poderão até ser levada em consideração em outras ocasiões dependendo da sua necessidade.

Bom, você fica meses juntamente com sua equipe preparando aquele projeto espetacular que fará com que a sua carreira cresça e apareça, como você sempre sonhou. É o momento de mostrar para todos da empresa e familiares que você presta para alguma coisa e não apenas como um peso de papel. Consequentemente é um momento importante dentro da sua carreira e você não poderá vacilar neste momento, afinal qualquer erro por menor que seja pode causar o fracasso ao invés do sucesso.

Então, o primeiro passo é a preparação. Você deverá ter conhecimento total sobre o projeto, desde os detalhes até as conseqüências que este projeto poderá causar. Lembre-se que a apresentação é um momento de interatividade com um grupo de pessoas e desta forma terão perguntas que você deverá estar apto a responder.

No momento da apresentação, o grande trunfo é que você deverá ganhar o grupo falando justamente o que eles querem ouvir. Exemplo, vamos imaginar que o seu projeto é sobre um novo software na qual otimizará o trabalho externo, evitando desta forma gastos com gasolina, motoboy, correios e etc. Nada mais óbvio, ressalvar logo no início que o objetivo do seu projeto visa dentre outros tópicos reduzir os custos operacionais da empresa. Como você pode ver, estou falando para quem é “louco para cortar gastos” que o meu projeto veio para solucionar este problema, é o conhecido bordão: “seus problemas acabaram...”.
Isto fará com que os participantes quebrem uma barreira que poderá estar construindo até de forma natural ou por rejeição, inveja e etc. e irão deixar totalmente abertos a sua apresentação pois você está fazendo com que eles fiquem ligados em você.

Qual a primeira coisa que o William Bonner e a Fátima Bernades dizem ao iniciar o Jornal Nacional? Se você respondeu com aquela voz rouca “Boa Noite”, a sua resposta está errada! Logo após os anunciantes aparecerem, o casal mais conhecido do jornalismo brasileiro, apresenta as principais notícias do dia, as manchetes, que por sinal, são as principais de cada área: política, economia, esportes, entretenimento dentre outros. Desta forma, eles despertam o interesse de praticamente todos os telespectadores para estarem atentos ao restante do telejornal. Bem, neste momento todos estarão ligados na sua apresentação, loucos para saberem a fórmula do sucesso e sem barreiras que fariam com que nem soubessem a cor da sua camisa. Agora é o momento do desenvolvimento do projeto, nesta etapa você deverá explicar como funciona e sempre enaltecendo o que prometeu no início.

De nada adianta começar prometendo e depois não cumprir nada, já basta alguns políticos brasileiros, (lê-se 99% deles), e desta forma a sua apresentação sairá de tentadora para frustrante. Tudo o que acontece depois é com você, pois se você se preparou com antecedência para a apresentação e para as dúvidas e perguntas das mais complexas o resultado tem tudo para ter sucesso. Tomando estes cuidados a chance de seu projeto ser aprovado serão maiores.

Quem quiser comentar algo sobre este artigo, mande um e-mail mailto:"fabioloiola@gmail.com!"

-------------
Seja um colunista no Bebendo Fumaça, todos os sábados, selecionamos um texto sobre relacionamentos, dúvidas, cronicas e dicas. Freestyle!
Nos mande por e-mail: bebendo.fumando@gmail.com

8 comentários:

  1. Os assuntos estão começando a variar bastante aqui no blog.

    Quanto ao artigo, foi uma boa dica.

    ResponderExcluir
  2. Fabiolo Iola é o Shiniaschickt de Aquarius. \o/

    ResponderExcluir
  3. Hummmm... Mas ...perguntas cretinas de um chato:

    Políticos do mundo todo (não apenas os brasileiros) não continuam se dando bem, na média, prometendo e ...não cumprindo???

    eamm... William Bonner não é aquele papagaio profissional que considera sua "clientela" um bando de Homers Simpsons???

    Na apresentação de um projeto, só conta o projeto?
    Os "Por fora" como contatos pessoais antes, durante e depois; negociações sobre comissões, agrados, presentinhos; entre outras coisas não estão no manual?

    ResponderExcluir
  4. Realmente, fico uma semana sem comentar e já to me sentindo no blog do Andarilho e suas super dicas do GuériGuéri, hehehehehehehehehehee! [isso não é uma crítica destrutiva, hahahahahahahahahahah]

    Well, vamos lá. Acho que essa ideia de apresentar projeto então é como apresentar uma notícia num jornal, telejornal ou radiojornal: você dá a manchete [o assunto principal da notícia], depois o lead [quem, como, quando, onde e porque], e aí você desenrola os fatos.

    É isso? Ou eu to estudando jornalismo demais, hahahahahahahahahahaha!

    ResponderExcluir
  5. Otimo texto, parabens pela indicação, concordo totalmente com o que ele diz, logico que é um aparato geral da situação.

    Muito bom!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito....parabens!!!!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom seu artigo

    Vou favoritar.

    Gostei muito do seu blog,aproveito para convida-la a conhecer o meu cantinho As Peripécias do Mundo"

    bjs

    Joicinha

    ResponderExcluir

Senta aí, aceita um café e comenta o que achou. A política dos comentários é simples: Todos aceitos salvo caso fortuito ou força maior, isto é, minha vontade. Caso prefira, temos também nosso link para CONTATO lá em cima.
;-)

Seguidores