17 de junho de 2009

11 Habilidades que todo homem DEVE ter

Lendo notícias "úteis" por aí, vi essa listinha no BlogIdéias (por que sempre tem que ter uma listinha?) de coisas que homens devem saber fazer. Lembrei de alguns na minha vida e achei interessante compartilhar:

1.Trocar pneu de carro
Obrigatório saber fazer isso rapidamente e sem sujar muito a roupa. Os dedos pretos impressionam as donzelas em perigo e te fazem o herói do momento, mas lembre-se que um bom trocador de pneus sabe onde colocar o macaco, que é melhor desparafusar antes de tirar a roda do chão e sabe ainda que o cara que inventou o estepe embutido fora do porta-malas não tinha mãe.

Veja bem. Quando precisei trocar um pneu estava com um ex-namorado. E ele até tentou mas nitidamente nunca tinha trocado um pneu. Em um curso que fiz há tempos aprendi a trocar mas nas aulas usávamos aqueles macacos imensos super fáceis de levantar um carro. E claro, eu não tenho este 'macaco'. Resultado? Não tinha força para levantar e o moço não sabia nem onde encaixar. Tive que pedir emprestado para um taxista por perto. E tudo correu na mais perfeita vergonha. Não era obrigação dele, mas seria muito bom que ele soubesse. Porque eu sei disse que sabia fazer aquilo e quando precisei mostrar, não tinha força. E ele não tinha nada.

2.Dar nó de gravata
Seja um simples ou duplo, ou cruzado ou francês ou inglês, o verdadeiro cavalheiro dispensa a gravata com nó pronto, porque maneja a tira de pano com maestria, fazendo com que o acessório esteja sempre com as pontas sobre a fivela da calça - nunca a la Oliver Hardy (no meio do peito) ou como a famosa gravata Cordilheira dos Andes (aquela que vai até o Peru).

Aprendi a fazer um tipo de nó. Por dois anos eu sabia fazer. Perdi o namorado, perdi o dom. Hoje não consigo nem fazer nó no meu cachecol. Mas se a roupa é dele, nada mais justo ele saber fazer. Afinal, eu sei colocar minha sandálias (o que é tão complicado quanto, acreditem)

3.Fazer uma pipa/papagaio
Se você já foi criança, saberá pegar varetas de bambu, papel de seda, cola branca e linha e fazer uma bela pipa (ou papagaio) no estilo "maranhão", "arraia", "asa delta" ou "carambola". Para os mais competitivos, só a idéia de passar cerol na linha (proibido por ser perigoso) já faz com que seu instinto de caçador aflore para disputar os céus com outros aventureiros.

Daí vem um dos traumas de infância. Aos 9 anos tive uma competição de dia dos pais na escola. Alunos e pais tinham que construir uma pipa, empinar e quem colocar mais alto ganhava o respeito e admiração de todos. Eu, criança criada trancada em casa a base de miojo, gibi e televisão nunca havia nem empinado um pipa na vida. Quando descobri que eu e meu pai tínhamos algo em comum. Fomos o "casal" zoado da escola, porque crianças são cruéis. Coitado.

4.Usar uma furadeira
Ah, a arte de destruir uma parede para se colocar uma gravura! O poder de ter uma máquina destruidora na mão. A escolha das brocas, o barulho insuportável, o pó se espalhando, a bucha, o parafuso e pronto! Você testou e provou sua masculinidade em um momento único. Você é senhor do seu castelo. E nenhuma mulher pode lhe tirar isso.

Bobagem, já tive uma furadeira pink. Mas confesso que sou péssima para usar. Coordenação não é meu forte mesmo, nem é coisa de mulherzinha não, to afim de aprender, quando precisa eu tento mas já aviso, fica ruim pacas...

5.Passar uma camisa
Isso é imprescindível. Pelo menos a camisa amarrotada você deve saber passar, especialmente se viaja muito a trabalho ou se mora sozinho. Se você tiver algum preconceito, imagine a tábua de passar como uma bancada de trabalho. Aí, comece pelo colarinho, depois os ombros, mangas (punhos primeiro), costas e frente, contornando os botões. E use spray de água fria para melhorar o serviço.

Ai, desculpa mas é verdade. Até para as maiores passadeiras do mundo, uma camisa social é terrível. Imagine para quem foi criada em casa, vendo Tv, lendo gibi e usando roupas de tecido que não precisam ser passados? Tive um ex que passava minhas calças sociais. Não que eu não saiba, mas ele fazia melhor. E também porque um dia me pediu pra passar "rapidinho" a camisa dele... Não sei porque mas ele nunca mais me pediu isso...

6.Trocar uma fralda
Essa é válida para casados, separados e aqueles solteiros que não querem perder a chance de impressionar a namorada que tem filhos. É fácil, indolor, divertido e, por favor, seja macho o bastante para não fazer careta quando vir o resultado da papinha de nenê com mamão no centro do tecido.

Nhá, bobagem... Se quiser ter filhos, aprende na hora.

7.Engraxar sapatos
Sim, meu amigo, um bom sapato arrumado requer escovadas certeiras, pouca graxa, um pouquinho de água para o brilho e uma flanela limpa para lustrar. E lembre-se de ter uma escova para sapatos marrons e outra para pretos, porque, do contrário, o resultado pode ser catastrófico.

Também tive um ex que era muito bom nisso. Mas cá entre nós, não tem muito segredo também né?

8.Encerar o carro
Assim como o pisante, um carro apresentável e brilhante impressiona a todos mesmo que seja um Fusca 1971 vermelho. O ideal é fazer isso na sombra com o carro limpo e seco. Passe a cera em movimentos circulares e use uma flanela limpa para dar o brilho. Não saia com o carro no mesmo dia, porque inevitavelmente vai chover.

Mulheres fazem isso sem problemas também. O bacana é que os homens "se divertem" fazendo...

9.Fazer baliza
Isso diferencia meninos de homens. Estacionar sem pegar o meio-fio ou encostar nos carros da frente e de trás mostram sua segurança e domínio sobre a máquina. E nas vagas de shopping centers evite parar torto. Sua mulher ou namorada pode até dizer que lhe perdoa, mas se sentirá aliviada em saber que não é só ela que faz essa besteira. E você não vai dar essa chance a ela, não é?

Assunto delicado para falar comigo. Dirigir é das poucas paixões que tenho e que acho que sei fazer. Mas confesso que no começo já pedi ajuda para um 'homem'. Depois começou a virar questão de honra... o que ficou muito mais tranquilo depois que descobri que não é porque cresci vendo meu pai dirigindo bem que todos os homens sabem dirigir. Eles também sabem ser grossos pacas...

10.Saber programar um DVD
O vídeo já acabou faz tempo, mas nos dava aquela supremacia sobre as damas ao saber gravar o programa favorito sem se perder na programação. Agora, com os DVDs graváveis, podemos mais uma vez jogar na cara delas essa habilidade oculta e dar um jeito para impedir a sessão de replay da novela.

Aqui eu lembrei de um amigo que saiu comigo enquanto eu namorava. Ele perguntou se eu tinha programado as rádios do carro. Eu disse que nunca pensei nisso. E ele respondeu com um belo "Mas isso é função de namorado, seu namorado não fez não?". Eletrônicos costumam ser manipulados por eles porque eles brincaram de botãozinho na infância enquanto nós não sabíamos onde enfiar nossas bonecas. E eles têm mais paciência de ler manual, eu acho. Pelo menos eu não tenho paciência alguma. O que mais uma vez não quer dizer nada, se eu quiser fazer aprendo e pronto.

11.Assistir mesa redonda de futebol
Não, você não precisa fazer isso, mesmo porque, segundo o sempre brilhante José Simão, os quatro bilhões de neurônios a mais que temos servem para conseguirmos prestar a atenção nas bobagens ditas pelos "especialistas" na pelota que povoam quase todos os canais de TV. Só para isso.

Nhá, bobagem, eu gosto de assistir o Milton Neves... rs

Essa lista me lembrou uma conversa que tive estes dias com um amigo que se dizia pressionado como homem. Hoje, solteiro e com seus vintes e muitos anos, todos cobram dele coisas que ele DEVE saber, como arrumar um chuveiro, estacionar um carro, montar um armário e instalar um sistema de som. Funções estabelecidas como masculinas culturalmente que ainda existem na sociedade e se contrapoem com uma falha de criação dessa geração. Os pais não nos ensinaram a fazer coisas que os outros dizem que DEVEMOS saber. E nossas brincadeiras eram outras...
Claro, cada caso é um caso, e essas listas de funções nada mais são do que resquíscios de uma divisão de tarefas que não faz mais sentido existir. É como dizer que toda mulher DEVE saber lavar roupa e cozinhar...

10 comentários:

  1. Trocar pneus é mais que uma obrigação no meu caso.Explico.
    Eu sou o unico ser humano na face da terra que não sabe dirigir. Por opção nunca me liguei nisto. Logo tenho que saber trocar pneus pois só ando de carona.
    Também não sei fazer baliza, pelos motivos que citei acima.
    Os demais ítens da lista passo com louvor, pode crer.
    Mas não precisam se preocupar com o fato de eu não sber dirigir, os taxistas adoram isto.

    beijos do amigão

    ResponderExcluir
  2. Faltou Habilidade 12

    ...Fazer sexo!!

    ResponderExcluir
  3. Esta de saber passar as camisas é ótima! Odeio passar roupas, aff! Seria muito bom encontrar um homem que além de gostoso fosse prendado! ;)

    Ah, sonhar ainda é de graça! rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Eu não tenho nenhuma. E que se dane, eu não tenho carro, por isso tô me lixando pra pneus.

    Não preciso andar de terno e gravata, não tenho nem aparelho de dvd (eu tenho torrents, hauhauha), e muito menos filho.

    Essa lista é totalmente inútil pra mim.

    E não uso furadeira pq não penduro nada na parede.

    ResponderExcluir
  5. 1)Não sei, veja ítem 6
    2)Sou daqueles q concordo com o brimu Nassim Taleb (não sabe quem é? Dê uma googada) q geralmente não se deve confiar em quem usa gravata, logo tb não sei. Mas q é sexy a mulher usar as mãos pra fazer certas coisas q seu parceiro poderia fazer sozinho ...ah, isso é He he he
    3)Fazia e vendia qdo criança, d pipas à cortante (cerol) - Habilidades nunca mais usadas, esquecidas - Mas empinar mesmo, achava um saco
    4)Ok
    5)Mas uma coisa q por ser absolutamente inútil (pra mim, até o momento), tenho passado a vez em aprender
    6)Como tdo na vida, assino embaixo: Se e qdo for preciso, se aprende ou reaprende
    7)Primeiro não uso calçados "engraxaveis"; segundo ...Pô, tirar o ganha pão dos engraxates? Mó falta d consciência social... eu hein rs
    8)Idem ao ítem anterior
    9)Não sem nem dirigir
    10)Idem, "iguar ki nem" à conclusão do ítem 6, aliás como tdo...
    11)Nem tv assisto mais. Décadas d telinha definitivamente esgotaram minha paciência pra mtas coisas. Mas se tiver figuras cômicas como Chico Land ou Roberto Avalone, bebendo o patrocinador (seja um conhaque, pinga ou q for) posso pensar no caso.

    D resto assino embaixo ka Cafê

    ResponderExcluir
  6. E eu que achava que homem só tinha que saber em qual buraco enfiar o pinto... well...

    Acho tudo uma gde bobagem, de fato. Digo, esse negócio de "tem que saber". Eu não sei lavar nem cozinhar, não sei fazer um simples arroz, e não me sinto menos mulher por isso. Mto pelo contrário!

    ResponderExcluir
  7. Não sei engraxar um sapato e não tenho a menor idéia de como se troca uma fralda. Me processem, tô nem aí...

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. eu não sei se é culpa dos meus pais mas acredito que seja, então eu sei fazer quase tudo nessa lista , eu tive que ir morar sozinha com 17 anos ai tive que aprender a trocar lampada arrumar chuveiro, lavar cozinhar, etc....
    so não sei trocar pneu mas to aprendendo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

    ResponderExcluir
  10. Querer exigir tudo também é demais né?
    Em relação a engraxar o sapato, existem produtos excelentes no mercado e achei um site que vende kits com tudo o que é necessário, ou seja, facilitando a vida dos homens e mulheres. O site é www.lojanovax.com.br
    para mulherada lá também é muito bom, tem um produto que ajuda a lassear o sapato que está apertado, uma maravilha!

    ResponderExcluir

Senta aí, aceita um café e comenta o que achou. A política dos comentários é simples: Todos aceitos salvo caso fortuito ou força maior, isto é, minha vontade. Caso prefira, temos também nosso link para CONTATO lá em cima.
;-)

Seguidores