22 de julho de 2009

Como descansar os olhos do computador - MY EYEEEEES

Sério, eu tive que pesquisar isso. Há meses sofro de dores de cabeças intensas que pioram por causa do computador. Parece até que depois do advento dos LCD´s e notebooks ficou ainda pior isso. Sou míopeastigmática, uso óculos e parece que meus olhos vão saltar de dor. Uso o computador o dia e a noite toda, seja para o blog e o twitter, o msn, pesquisas, trabalho, skype, tudo. E este uso está ficando insustentável. Enfim, pesquisei e vou dividir com vocês alguns métodos para tentar 'descansar' os olhos.

Os médicos dizem que existe sim uma doença chamda Síndrome da Visão do Computador. Os olhos ficam vermelhos, irritados e intolerantes à luz. (eu já tenho fotofobia) A principal causa da doença é olhar tempo demais para o mesmo ponto. A pessoa pisca pouco, os olhos ficam sem lubrificação e acabam ressecados. e recomendam:

1. Exercício para exercitar os músculos oculares e descansar: Direcione lentamente o olhar para cima, depois para baixo. Continue com um movimento lento para a esquerda e depois para a direita. Repita o exercício durante três ou quatro minutos.

2. Sempre que estiver trabalhando na frente do monitor e sentir que os olhos estão cansados, desvie o olhar da tela. Esfregue uma mão na outra e coloque-as em forma de concha sobre as pálpebras. Mantenha-se assim durante alguns minutos e você sentirá a diferença.

3. Máscara relaxante: Recheie uma máscara de tecido para os olhos com sementes de linho e lavanda, como se fosse um saquinho de chá. Deite e coloque-a sobre as pálpebras fechadas durante dez a 15 minutos. O aroma da lavanda facilitará o relaxamento. Se achar que este não foi o suficiente, passe no processador uma cenoura e um pepino sem casca. Coloque a solução em uma gaze, em seguida coloque-a sobre as pálpebras fechadas. Repouse durante vários minutos. Atenção, é válido lembrar que poucas horas de sono, má alimentação e muito esforço ocular contínuo, prejudicam a saúde dos olhos. Recomenda-se o descanso e o consumo de frutas vermelhas e cenouras, pois são grandes fontes de vitamina A.

4. Uma das maneiras de evitar o problema é deixar a tela do computador mais baixa que os olhos. Isso, diminuirá a área de exposição e a evaporação da lágrima. Outra coisa importante é lembrar que é preciso piscar. Quem fica em frente ao computador pisca pouco, normalmente, a gente pisca de 10 a 15 vezes por minuto. Quem faz essa atividade pisca quatro ou cinco vezes no mesmo período.

5. Orienta também que a cada uma hora, olhe para o horizonte. É como se a musculatura dos olhos tivesse um descanso.


Fontes: G1 e BYH


9 comentários:

  1. Vou tentar essas dicas, minha cabeça anda explodindo esses dias.

    ResponderExcluir
  2. Ok
    Falar é mais fácil q fazer porééém rs
    last but not least
    Não deixem d deixar o computador, ou seja, mesmo, aliás, principalmente se é sua ferramenta d trabalho: mande-o à merda d vez em qdo, a cada meia hora, 20 minutos q seja e aproveite p/descansar os olhos da perigosa (p/a visão) junção das curtas distâncias às imagens piscantes, essas q nos fazem inconscientemente parar d piscar...
    Assim, eqto estiver descansando seus belos olhos do computador NÃO VÁ TROCAR 6 POR MEIA DÚZIA, CANSANDO-OS EM OUTRO VEÍCULO D IMAGENS IGUALMENTE PISCANTES OU SEJA TE-LE-VI-SÃO; Vá comer algo ou alguém rs, dar uma circulada pelo bairro, tirar um cochilo, praticar tiro alvo ou bisbilhotar a vizinhança dos prédio/casas do outro lado da rua; enfim se DESescravize dessas máquinas escravizantes, procurando ao se afastar disciplinada, rotineira e cronometradamente desses emissores d imagens piscantes, proteger não só sua visão e controle do seu tempo d vida no mundo real (caso do computador) mas tb sua sanidade mental (caso da TV, principalmente a aberta).

    ResponderExcluir
  3. Comece parando com o twitter que isso é coisa do inimigo e causa dores de cabeção e muitas outras.
    #Fora Twitter

    Beijão do amigão!

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de lavar os olhos com camomila, é uma delícia. Igual a dica da lavanda, mas eu faço com camomila...
    Adoray!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Fofurinha, vou adotar o exercício. Este negócio de computador está acabando comigo, e como eu já durmo pouco, estou indo de mal à pior.
    Tomara que isso seja eficaz mesmo! ^^

    Beijinhos guria!
    Srta Champagne

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog!!!
    são poucos blogs com conteúdo e informações realmente relevantes!

    ResponderExcluir
  7. Eu sou míope, passo muito tempo na frente do pc, pra ser mais exato a maior parte do meu tempo, mas não sinto nenhuma dor nos olhos, só mesmo o cansaço por está sentado muito tempo, e olha que fico com a cara quase dentro da tela. Rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo blog, essas dicas são algo realmente que vale a pena ler e praticar. Assim como muitos brasileiros hoje em dia, passo horas e horas na frente do computador e embora isso não me traga problema atualmente, devemos pensar no futuro não é?

    Enfim... Obrigado por postar tais informações.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Uma dica:

    Pare de mexer no computador, que suas dores sumirão rapidinho

    ResponderExcluir

Senta aí, aceita um café e comenta o que achou. A política dos comentários é simples: Todos aceitos salvo caso fortuito ou força maior, isto é, minha vontade. Caso prefira, temos também nosso link para CONTATO lá em cima.
;-)

Seguidores