13 de maio de 2010

Conhece algum afrodisíaco?

O nome deriva da deusa grega Afrodite, divindade relacionada ao amor em seus diversos aspectos (já contamos da má fama dela como sogra, lembram? Vale ler o post!)

Cada tio metido a malandro da nossa família já contou sobre alguma comidinha infalível para a 'hora H'. Já lemos e ouvimos zilhares de produtos e alimentos que prometem garantir o desejo e o bom desempenho sexual. Isso sem contar os inúmeros "spams" que recebemos diariamente com propaganda de produtos "incríveis". Vem cá, mas isso é lenda ou funciona?

Por definição, afrodisíacos são elementos que evocam ou estimulam o desejo sexual. Empresas que produzem medicamentos ou fórmulas que alegam melhorar nossa vida sexual costumam denominar esses suplementos erroneamente de afrodisíacos; para serem verdadeiros afrodisíacos, eles precisam provocar desejo - e não melhorar o desempenho e a capacidade. Viagra, por exemplo, não é um afrodisíaco. (Como funcionam os afrodisíacos)

Na verdade não existe qualquer comprovação científica que afrodisíacos sejam funcionais. Todos estão baseados em lendas, crenças e pura associação. Por exemplo o pepino, a banana, a ostra, o morango... O povo associa, a circulação do corpo é acelerada pela "associação" e pronto, temos um afrodisíaco. As drogas são outro exemplo, tanto as que "desligam" o cérebro e conseqüentemente tem seus sentidos mais apurados quanto as que 'aceleram' e aumentam a frequencia cardíaca. A excitação vira consequência. Catuaba, guaraná, amendoim são energéticos, ou seja, aceleradores também. Encontrei algumas crenças curiosas sobre isso:
= "Ovos de codorna são considerados afrodisíacos devido à crença de que como a codorna é um animal que copula diversas vezes em curto espaço de tempo, há quem acredite que este "vigor sexual" seria transmitido pelo espírito da codorna aos ovos por ela produzidos" (Wikipédia)
= "Na China enjaulam ursos que sofrem por anos para retirada da bílis. Acreditam ser afrodisíaca.(Abc da Saúde)"
= Açafrão: especiaria vermelho-alaranjada que aumenta os batimentos cardíacos e o suor, sinais de excitação sexual.
= Aspargo: é considerado afrodisíaco pelo formato e por conter vitamina B3, que promove dilatação dos vasos sanguíneos, inclusive os vasos dos órgãos genitais.
= Chocolate: contém três tipos de estimulantes: alcalóide, teobromina e cafeína, proporcionando bem-estar, força e vitalidade. Era a bebida sagrada dos astecas e estava relacionado à deusa da fertilidade.
= Nozes: usadas pelos Romanos em rituais de fertilidade e como potencializadoras do desejo para o romance.
= Ostras: um dos alimentos mais famosos por seu poder afrodisíaco, deve grande parte da reputação ao ritual de abertura (que remete à vagina) e da sensação ao ser degustado. As ostras são ricas em zinco e ferro, minerais conhecidos pela estimulação do metabolismo e pelo transporte de oxigênio no sangue, respectivamente.
= Abacate: O abacateiro era conhecido como "árvore dos testículos" pelos astecas porque os frutos pendem dos galhos aos pares, lembrando testículos. Seu valor afrodisíaco se baseia nessa semelhança.
= Manjericão: Durante séculos, as pessoas disseram que o manjericão estimulava o impulso sexual e aumentava a fertilidade, além de produzir uma sensação de bem-estar. Dizia-se que o aroma do manjericão deixava os homens agitados - tanto que as mulheres salpicavam os seios com manjericão seco ou em pó.
= Pinhão: Desde a Idade Média, as pessoas usam o pinhão para estimular a libido. Assim como as ostras, o pinhão também é rico em zinco. O pinhão é usado há séculos no preparo de poções do amor. O estudioso médico árabe, Galeno (em inglês), recomendava comer pinhões antes de dormir.
Fonte: Minha Vida
Os aromas também são considerados bons afrodisíacos mas não recomendo para quem tem rinite crônica rs. Acredito que tudo é uma questão de clima, química, física e psicológica. E nada como um bom cheiro, um vinho e um chocolate para acelerar qualquer desejo! Se bem que hoje já estou achando o "bípede e alfabetizado" um bom afrodisíaco rs. 

Acredita em algum produto 'mágico'? Recomende! rs

Mais informações, indico o Como Funciona.

2 comentários:

  1. Não, não acredito em nada mágico.

    ResponderExcluir
  2. O melhores afrodisíacos são sem dúvida pela ordem:

    1)Sua(seu) própria(o) parceira(o) oras oras Química, ah... a velha e boa química

    E

    2)Prática e entrosamento; como qq coisa na vida

    Claro q, não criar falsas expectativas mto exageradas ( pq nesse assunto falsas expectativas todo mundo tem né ) e não forçar/escolher parceira(o)s incompatíveis química e/ou afetivamente tb ajudam a não "falhar" rs

    ResponderExcluir

Senta aí, aceita um café e comenta o que achou. A política dos comentários é simples: Todos aceitos salvo caso fortuito ou força maior, isto é, minha vontade. Caso prefira, temos também nosso link para CONTATO lá em cima.
;-)

Seguidores