20 de junho de 2010

Os Mascotes da Copa do Mundo

Zakumi - Mascote da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul

Quem é Zakumi? Zakumi é a mascote oficial da Copa do Mundo de 2010 da África do Sul.

O que é Zakumi? Zakumi é um leopardo com o cabelo verde de 16 anos (em 2010).

O que significa Zakumi? O código "ZA" representa a África do Sul ("Zuid-Afrika" em holandês) e "Kumi" significa dez (ano da Copa do mundo) em várias línguas africanas. A palavra "Zakumi" também pode ser entendida como "vem aqui" em algumas línguas sul-africanas.

Quando Zakumi nasceu? Zakumi foi apresentado em 22 de setembro de 2008, mas a mascote "nasceu" em 16 de junho de 1994, dia da juventude na África do Sul. O ano de 1994 representa o nascimento de uma nova África do Sul, com a introdução das eleições democráticas no país. Como Zakumi terá 16 anos na Copa do Mundo ele também representa a nova geração que nasceu num país sem a política racista do Apartheid.

O que é Apartheid? O Apartheid foi uma política racial adotada legalmente em 1948 na África do Sul. Apartheid significa "separação" em africâner, língua germânica falada na África do Sul e na Namíbia. Neste regime a população negra (maioria no país) tinha de viver separada da minoria branca e não era reconhecida como cidadã em seu próprio país. O Apartheid foi abolido em 1990. Quatro anos depois a África do Sul escolheu para presidente em eleições diretas o principal representante do movimento anti-apartheid, Nelson Mandela.

O que significam as cores de Zakumi? As cores verde e amarelo de Zakumi representam o uniforme da seleção Sul-Africana.

Quem criou o Zakumi? Andries Odendaal.

Qual o lema de Zakumi? O lema oficial da mascote da Copa do Mundo é "O jogo de Zakumi é Fair Play (Jogo Limpo)." O lema de Zakumi foi exibido na Copa das Confederações de 2009 e será divulgado durante toda a Copa do Mundo da África do Sul de 2010.



Aproveito para dar minha sugestão de Mascote da Copa 2014 no Brasil:
O Mosquito da Dengue, não é uma fofura gente? Nossa cara! Tudo a ver com a gente! ¬¬

Um comentário:

  1. Lógico que eles não iam adotar o Mosquito da Dengue, você bem sabe que durante a Copa não há epidemias, nem corrupção e tampouco problemas sociais no Brasil.

    Nesse período as únicas polêmicas são a respeito das convocações e desentendimentos entre jogadores.

    ResponderExcluir

Senta aí, aceita um café e comenta o que achou. A política dos comentários é simples: Todos aceitos salvo caso fortuito ou força maior, isto é, minha vontade. Caso prefira, temos também nosso link para CONTATO lá em cima.
;-)

Seguidores