24 de junho de 2010

Software detecta depressão em textos de blogueiros

Pesquisadores da Universidade Ben-Gurion, em Israel, criaram um programa de computador que detecta depressão em blogs e em outros tipos de textos online. O software é capaz de identificar expressões que indicam o estado psicológico do escritor, o que pode servir como uma ferramenta de triagem de potenciais suicidas. Desenvolvido por uma equipe liderada por Yair Neuman, do departamento de educação da universidade, o programa foi usado para escanear mais de 300 mil blogs em inglês postados em sites de saúde mental.

O software identificou os cem blogueiros mais deprimidos e os cem menos deprimidos. Quatro psicólogos clínicos revisaram as amostras e concluíram que havia uma relação de 78% entre a descoberta do computador e a deles. Os resultados do estudo serão apresentados em uma conferência internacional sobre inteligência na web, que será realizada em setembro em Toronto, no Canadá. O pesquisador explica que o software foi criado “para encontrar conteúdo depressivo escondido no texto que não mencionasse termos óbvios como ‘depressão’ ‘ou suicídio’”. Neuman acrescentou que “enquanto um psicólogo identifica diferentes estados emocionais por meio da intuição, o programa faz a mesma coisa por meio de inteligência da web”.

Por exemplo, o programa destaca palavras que expressam várias emoções, como as cores que o autor usa para descrever metaforicamente algumas situações. Palavras como “preto” combinadas com outros termos que descrevem sintomas de depressão, como insônia, por exemplo, são reconhecidas pelo software como textos depressivos. Embora o estudo tenha sido criado para fins de estudo, suas descobertas podem ser usadas para triar candidatos a sucídio.

O software aumenta a consciência de um indivíduo sobre seu estado psicológico, permite que profissionais de saúde identifiquem pessoas que precisem de tratamento e recomenda ajuda profissional quando necessário. Sempre que o blogueiro deixar, claro.


Que bom que não nos analisaram né amigos do blog? Pois é. 

2 comentários:

  1. Me veio a imagem da swat adentrando a minha sala e dizendo: ponha as mãos onde eu possa ver e não tente se enforcar com esse cabo usb. kkkk!

    ResponderExcluir
  2. Será que o software diferencia depressão mesmo, de tpm? Pq, olha, tem época no mês que o blog da mulherada é deprê só...

    ResponderExcluir

Senta aí, aceita um café e comenta o que achou. A política dos comentários é simples: Todos aceitos salvo caso fortuito ou força maior, isto é, minha vontade. Caso prefira, temos também nosso link para CONTATO lá em cima.
;-)

Seguidores