12 de julho de 2010

O Logotipo da Copa 2014


A Copa do Mundo 2010 finalmente acabou (e nosso twitter apareceu numa lista da Revista Época, pode conferir rs) com o primeiro título mundial da seleção da Espanha, merecido até diante do futebol mediano apresentado nessa geração. 

Agora o assunto é a Copa de 2014. Não sei se vocês já sabem mas será aqui, neste país bonito por natureza mas que beleza. Gastaremos milhões e milhões de reais na realização deste evento supimpa onde a Seleção Brazuca com certeza vai faturar, quer dizer, super faturar. E após o término do evento deste ano na África do Sul, uma comissão de dinossauros apresentou tudo que já realizamos para este tão esperado evento: 1 logotipo. 

É amigos, haja coração. Vou dispensar piadinhas quanto ao Chico Xavier etc etc. Também não achei lá tão bonito, achei mesmo que parece alguém com a mão no rosto naquele sinal "que  vergonha" sabe? Este monte de mãos em cima da taça também me lembra que ela foi roubada. Mas eu não entendo nada de design e mal consigo combinar as cores do meu blog, vocês sabem disso rs.


O que me impressionou foi a escolha dos jurados que julgaram o desenho. Foram eles: o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, o secretário-executivo da Fifa, Jérôme Valcke, o arquiteto Oscar Niemeyer, o escritor Paulo Coelho, a cantora Ivete Sangalo, a modelo Gisele Bündchen e o designer Hans Donner

Considerando que Oscar é um cara entendido do assunto mas não está enxergando lá muito bem e Hans Donner tem o bom gosto de um decorador de motel, os outros jurados têm qual conhecimento para escolher mesmo? Pois então, está explicado todo este questionamento quanto ao bom gosto do logotipo. É como colocar o jogador Roger para jurado da Dança dos Famosos, não tem sentido, apesar dele entender bem de famosas... éam...deixa pra lá então. Com tantos problemas sociais, políticos e financeiros que temos no país, não vai ser um desenho que vai nos envergonhar. Acho que não. 

2 comentários:

  1. Pensando bem, acho que o logo vai representar bem a copa no br: vergonha, muita vergonha. Alheia e não alheia.

    ResponderExcluir
  2. O ditado é sobre tatuagem, mas vou adaptá-lo pra este momento:

    "Cada um tem o logo que merece!"

    ResponderExcluir

Senta aí, aceita um café e comenta o que achou. A política dos comentários é simples: Todos aceitos salvo caso fortuito ou força maior, isto é, minha vontade. Caso prefira, temos também nosso link para CONTATO lá em cima.
;-)

Seguidores