26 de julho de 2010

O que o casal deve fazer antes de pensar em casamento?

Dias atrás li no blog do ótimo Marcelo Paiva uma lista feita por "especialistas" e publicada pelo New York Times de 15 perguntas que um casal deve se fazer antes de pensar no matrimônio. Parece aquela coisa de contrato "pré-nupcial" que vemos só com artistas e gente com muita grana mas pode-se aplicar a todos nós. Na cultura americana as coisas parecem bem mais racionalizadas do que aqui e muita gente pode ficar assustado alegando "frieza" e "onde está o amor nisso tudo". Sinceramente? Achei normal e plenamente viável... Logo teremos que preencher formulários com firma reconhecida antes de assumir um contrato de união rs. Claro, como o mesmo Marcelo comentou no seu texto, que questões tão pragmáticas não funcionam tão bem com seres humanos. Somos instáveis e mudamos com o tempo. Porém, estabelecer certas condições pode ajudar bastante a evitar futuras surpresas. Vale conferir também, a lista adaptada aos brasileiros, feita com certo humor pelo Marcelo. Segundo os entrevistados, são questões críticas que, se debatidas abertamente, podem salvar muitas relações.

1. Nós já discutimos se vamos ou não ter filhos? Se a resposta for sim, quem vai cuidar deles?
2. Nós temos uma noção clara das obrigações financeiras de cada um, dos gastos e investimentos que faremos?
3. Nós discutimos nossas expectativas de como mantermos o lar e estamos de acordo com os nossos estilos de vida?
4. Nós abrimos o jogo sobre histórico de doenças físicas e mentais?
5. A afetividade do meu parceiro está no nível das minhas expectativas?
6. Conseguimos discutir abertamente e com clareza nossas necessidades sexuais, preferências e medos?
7. Haverá televisão no quarto de dormir?
8. Nós escutamos um ao outro de verdade e consideramos suas ideias e queixas?
9. Compreendemos claramente a fé e necessidade espiritual de cada um e discutimos se nossos filhos serão expostos a uma educação religiosa?
10. Nós gostamos dos amigos do outro e os respeitamos?
11. Nós consideramos e respeitamos os pais do outro e é do nosso interesse que eles interfiram na nossa relação?
12. O que a minha família faz que incomoda o meu parceiro?
13. Existem algumas coisas de que vamos abrir mão durante o casamento?
14. Se um de nós recebermos uma proposta de trabalho irrecusável longe das nossas famílias, estamos preparados para nos mudar?
15. Estamos sim completamente confiantes no compromisso com este casamento e acreditamos que a união pode sobreviver a qualquer desafio que apareça?

Qual seria a sua questão fundamental antes de um compromisso?

3 comentários:

  1. Achei as perguntas bem ponderadas. E que se feitas, evitariam muitos divórcios.

    ResponderExcluir
  2. O que eu acho difícil é um casal apaixonado responder isso com sinceridade e objetividade. No entanto, eu acredito que as questões são pertinentes.

    ResponderExcluir
  3. Olá, o blog O fantástico mundo de Jéssica Amorim indicou o seu blog para o selinho Blog da Mulher Moderna. Veja em http://ofantasticomundodejessicamorim.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Senta aí, aceita um café e comenta o que achou. A política dos comentários é simples: Todos aceitos salvo caso fortuito ou força maior, isto é, minha vontade. Caso prefira, temos também nosso link para CONTATO lá em cima.
;-)

Seguidores