11 de novembro de 2010

O que faz você feliz?

Mês passado comentei sobre a PEC da Felicidade que tramitava no Senado, proposta pelo senador Cristovam Buarque (PDT/DF). Ontem, "A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou a proposta de emenda a Constituição. O texto, inclui a "busca da felicidade" entre os direitos fundamentais do cidadão como emenda à Constituição. O projeto segue para votação no plenário do Senado, e, se aprovada, passará ainda Câmara dos Deputados. Caso a proposta venha a ser sancionada pelo Congresso Nacional, o artigo 6º da Constituição Federal passaria a ser o seguinte:

"são direitos sociais, essenciais à busca da felicidade, a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados". (fonte: Estadão)

Hoje, o Estadão publicou estudo da edição desta semana da revista Science, conduzido entre mais de 2.000 adultos, que foram consultados via iPhone sobre seus pensamentos e estado de espírito. Essas pessoas passaram a receber torpedos três vezes ao dia, perguntando o que estavam fazendo, no que estavam pensando e se se sentiam felizes ou não. Um resultado foi o de que as pessoas passam cerca de metade do tempo em que estão acordadas divagando. "Divagações ocorreram em 46,9% das amostras", escrevem Killingsworth e seu coautor, Daniel T. Gilbert. A menor taxa de divagação foi a medida durante o sexo: 10%. Nas demais atividades, o mínimo encontrado foi de 30%. A divagação com pensamentos negativos foi a que trouxe mais infelicidade, mas divagações neutras ou positivas também reduziram a felicidade experimentada, na comparação com a das pessoas que estavam concentradas em suas atividades.

Entre as atividades, a que trouxe mais felicidade aos voluntários foi "fazer amor", seguida de "exercitar-se". As menos felizes são "dormir" e "trabalhar".

Eu, sinceramente, trocaria "exercitar-se" por "dormir". Mas eu sou só uma baixinha-gordinha-ociosa. Conheço muita gente que realmente se sente feliz correndo por aí, admiro. Com isso, fica aqui a minha sugestão para o Congresso Nacional, antes que aprove nossa emenda da "Felicidade" para incluir tais itens. Quero meu direito constitucional de "fazer amor" "dormir" "exercitar-se" e "trabalhar".
"são direitos sociais, essenciais à busca da felicidade, a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, fazer amor, dormir e exercitar-se."

O que faz você feliz?

8 comentários:

  1. O Brasil vai ser um grande Pão de Açucar, então?

    Olha, o que me faz feliz: ganhar dinheiro dormindo.

    Se o governo me garantir esse direito, eu agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que um livro interessante, tempo e sossêgo, kkkk!

    ResponderExcluir
  3. Ai, mais essa.
    Entao agora nao precisamos nos preocupar, o estado vai cuidar disso tambem!
    Felicidade é uma questao espiritual, depende da maneira como lidamos com a vida. Acredito.

    ResponderExcluir
  4. O que me faria feliz é ter uns políticos que não perdem tempo fazendo uma lei cretina dessas.

    ResponderExcluir
  5. Me faz feliz dar certo aquilo que eu planejo. Confesso que sou feliz com pouca frequência, hehe.

    ResponderExcluir
  6. Prefiro dormir tbm. Dormir me faz feliz!!
    hehe...

    ResponderExcluir
  7. eu to numa vibe que muito pouco me faz feliz. Vou comentar os outros posts pq ando atrasada: A Dilma fez tanta promessa que fiquei com medo dela precisar de mais 20 anos pra cumprir. 2- Spray d chocolate? do jeito q eu sou vou precisar de uns 10 sprays por dia.

    ResponderExcluir
  8. Então sexo vai ser um direito constitucional?

    ResponderExcluir

Senta aí, aceita um café e comenta o que achou. A política dos comentários é simples: Todos aceitos salvo caso fortuito ou força maior, isto é, minha vontade. Caso prefira, temos também nosso link para CONTATO lá em cima.
;-)

Seguidores