20 de dezembro de 2010

Eclipse Lunar

No próximo dia 21 de dezembro teremos dois eventos astronômicos envolvendo Sol, Terra e Lua num mesmo dia. Tratam-se do Solstício de Verão (hemisfério sul) e o Eclipse Total da Lua. Considerando o Tempo Universal como referência de data, o meio do eclipse ocorrerá às 08:16 TU enquanto que o instante do Solstício de Verão será às 23:38 TU do dia 21 de dezembro. Embora sejam fenômenos corriqueiros, nem sempre existe a coincidência de ocorrerem na mesma data. A última vez que aconteceu um eclipse lunar próximo ao solstício de verão foi em 1991 quando a Lua ficou apenas 9% coberta pela sombra da Terra. Se buscarmos por outro eclipse lunar combinado com solstício de verão remontamos a 21 de dezembro de 1638, quando houve um eclipse total da Lua cujo meio ocorreu à 01:59 UT enquanto que o instante do solstício ocorreu às 16:04 UT. Uma próxima ocasião será somente em 2094 quando um eclipse total da Lua, visível em parte no Brasil, coincidirá com o solstício de verão no dia 21 de dezembro. Notamos então que um eclipse total da Lua no mesmo dia do solstício de verão é raro. 




Na madrugada de 20 para 21 de dezembro ocorrerá um eclipse lunar total, visível do Brasil. Ele começa tarde, lá pelas 3 e meia da manhã, mas quem já está de ferias pode dar uma espiada de madrugada. Às 3h30 (pelo horário de Brasília) a Lua deve entrar na penumbra da Terra e seu brilho começa a esmaecer. A partir das 4h30, aproximadamente, a Lua toca a umbra, ou a parte mais escura da sombra terrestre, e aí sim seu brilho começa a diminuir bastante. Às 5h40 a Lua estará totalmente na umbra e ela vai adquirir uma cor alaranjada, que pode variar do laranja claro ao escuro, quase cor de tijolo. Esse é o efeito dos raios de luz do Sol que atravessam a atmosfera da Terra e iluminam a Lua. Dependendo da poluição da nossa atmosfera, a coloração da Lua varia entre tons mais claros e mais escuros, quando a atmosfera está mais “suja”.
O auge do eclipse deve ocorrer por volta das 6h18 da manhã, já com o dia claro, portanto menos impressionante. Mas quem acordar cedo terá um despertar diferente.


 A NASA planejou diversas formas de ajudar o público a desfrutar o eclipse lunar total na noite de 20 a 21 de dezembro. Os astrônomos do Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville, Ala. organizarão alguns chats ao vivo na rede para responder a perguntas e ajudar a tornar essa rara experiência celestial algo a ser lembrado. Rob Suggs, astrônomo do Marshall Center fará o primeiro chat das 16h às 17h, horário da costa leste dos EUA, de 20 de dezembro e discutir as melhores formas para ver o eclipse. Das 24 h. às 5 h., Mitzi Adams, pesquisadora do Marshall, responderá a dúvidas enquanto o eclipse passa pelos Estados Unidos continental. Um feed em vídeo ao vivo do eclipse estará disponível no chat no site da NASA

Fonte


Update 21 dezembro: O Blog Física na Veia publicou fotos supimpas pacas vale a pena conferir ;-)


Um comentário:

  1. Queria muito ver mas está nublado e vai ser muito tarde... vou ver os vídeos amanhã na internet mesmo.

    ResponderExcluir

Senta aí, aceita um café e comenta o que achou. A política dos comentários é simples: Todos aceitos salvo caso fortuito ou força maior, isto é, minha vontade. Caso prefira, temos também nosso link para CONTATO lá em cima.
;-)

Seguidores