2 de novembro de 2011

Antes do Amanhecer e Antes do Por-do-Sol





Dois jovens, passeando pela Europa se conhecem num trem e resolvem passar uma noite juntos em Viena. Seria mais um filme romântico clichê se não fosse a atuação dos atores e o texto incrível. Ainda de brinde, uma fotografia linda da cidade, parece que estamos viajando junto e passando por aqueles momentos. Faz pensar algumas coisas, faz torcer e faz rir. Antes do Amanhecer é o primeiro ato dessa história. No dia seguinte eles seguem viagem separados, ele é americano, ela é francesa. Relacionamento à distância, tão jovens, seria uma perda de tempo. Marcaram de se encontrar naquele mesmo lugar daqui uns meses e deixam a dúvida no final do filme: Daqui uns meses um dos dois ainda vai querer se encontrar?






Aí que vem o segundo filme, meu preferido. Nove anos depois, ele escreve um livro sobre essa história em Viena. Fica famoso, vai divulgar em Paris e eles se reencontram. Já adultos, cheio de histórias de vida, traumas e trabalhos. E Antes do Por-do-Sol supera o primeiro ato com lindas cenas em Paris, um texto recheado de reflexões sobre vidas que poderiam ser nossas. Ele não esconde, está casado, tem filho e vive uma vidinha infeliz. Ela está solteira, cheia de histórias de relacionamentos sem graça, virou ativista e está trabalhando para mudar o mundo por aí. Muito diferentes daqueles jovens de nove anos atrás, assim como nós. E passam mais algumas horas juntos. Um texto imperdível com mais um daqueles finais "Putz".



2 comentários:

  1. Eu AMO o primeiro!!!Assiste várias vezes, adoro a cena do ônibus, longa, sem corte e com um texto encantador(Oh), que é o tom do filme.

    Acho que por gostar muito da duvida e da escolha de deixar o fim a gosto do freguês, torci um pouco o nariz para a continuação. Mas realmente, ele deixa nada a dever para o primeiro.

    Nossa, nem me lembrava desses filmes.
    Boa!

    ResponderExcluir
  2. bom saber que alguém também conhecia ;-)

    ResponderExcluir

Senta aí, aceita um café e comenta o que achou. A política dos comentários é simples: Todos aceitos salvo caso fortuito ou força maior, isto é, minha vontade. Caso prefira, temos também nosso link para CONTATO lá em cima.
;-)

Seguidores